Termelétrica de Eike Batista foi travada pela justiça

Eike Batista, o homem que ocupa a sétima posição no ranking dos mais rico do mundo pela Forbes, sendo o mais rico da America do Sul, pretende construir uma termelétrica (Castilha) na província do Antofagasta, situada ao norte do Chile. Porém teve problemas com a justiça de la, que concordou com o apelo de moradores da região considerando assim o projeto ilegal.

Acesse o Portal Gr LoquazAcesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz

O que é uma usina termelétrica?

Chamam-se termo-elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade.

  1. A energia elétrica é produzida por um gerador.
  2. O gerador possui um eixo que é movido por uma turbina.
  3. A turbina é movida por um jato de vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é condensado e retornado para a caldeira.
  4. O vapor é produzido por uma caldeira.
  5. A caldeira é aquecida com a queima de óleo combustível.

Geralmente funciona com algum tipo de combustível fóssil como gasolina, petróleo, gás natural ou crvão, é queimado na câmara de combustão, com o ar que aumenta sua pressão através de um compressor axial anteposto a camara, é interligada à turbina provinea misturada para a queima da combustão. Com grande pressão(compressor)maior a temperatura(camara de combustão) essa união é ‘levada’ a turbina sendo transformada em potência de eixo, fazendo assim o giro da turbina “neste caso TG-Turbina a gás”. Dos gases provenientes da turbina, ou seja, os gases de exaustão são direcionados a uma caldeira de recuperação de calor que pode ser aquatubular ou flamotubular.Em se tratando da Aquatubular: a água passa por dentro das serpentinas “interno da caldeira por vários estágios- Evaporador, economizador e superaquecedor trocando calor com estes gases de exaustão criando assim uma grande massa de vapor que então será direcionado a uma turbina a vapor. Essa água pode provir de um rio, lago ou mar, dependendo da localização da usina.

O vapor movimenta as pás de uma turbina e cada turbina é conectada a um gerador de eletricidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.

Usina termoelétrica em Victoria, Austrália

Usina termoelétrica em Victoria, Austrália

Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. Uma das vantagens desse tipo de instalação é a possibilidade de localização próxima aos centros consumidores, diminuindo a extensão das linhas de transmissão, minimizando as perdas de energia que podem chegar até a 16%.

(Informações de Wikipédia)

Decisão Judicial

A justiça da província do Antofagasta concordou com o apelo da população de Totoral, que foi contra apresentando um recurso de proteção, anulando assim a classificação ambiental que permitiu a construção. Segundo a corte “Por não ter ajustado aos parâmetros estabelecidos pela lei, a classificação “incômoda” é ilegal e atenta contra o direito de viver em um meio ambiente livre de contaminação dos recorrentes”.

O objetivo de Eike com a construção da termelétrica é gerar 2.100 MW a base de carvão, mais 254 MW em usinas adjuntas com o uso de diesel, porém, “ela ameaça a biodiversidade de Punta Cachos, que abriga colônias de tartarugas marinhas, populações de pinguins e lobos-marinhos, entre outros” explica os ambientalistas.

“Nosso futuro energético deve estar nas energias renováveis não convencionais, especialmente na região norte do país, onde as energias solar e eólica são abundantes” Explica Alex Muñoz, diretor da ONG Oceana.

Esta sera a maior termelétrica de carvão da America do Sul, caso chegue a ser construída.

Apelação

Logo após a decisão da justiça, Eike se manifesta  “cumpre todas as normas ambientais”, assim dizendo que vai apelar contra. “A MPX reitera que o projeto cumpre plenamente com todas as normas ambientais vigentes e que recorrerá da decisão na Suprema Corte do Chile”, informa a empresa em um comunicado a AFP.

“Castilla está entre os primeiros projetos térmicos que cumprem com os novos requisitos de emissões recentemente estabelecidos pelo governo chileno, equivalentes às mais exigentes regras e restrições europeias”, destaca a MPX. A empresa acrescentou que o investimento em controle ambiental vai ultrapassar um bilhão de dólares.

Saiba mais

Veja: Justiça paralisa a construção de termelétrica de Eike Batista

Correio do Povo: Eike Batista apelará de decisão judicial contra termoelétrica no Chile

 


Acesse o Portal Gr Loquaz
Acesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s