Ecad cobra por vídeos reproduzidos em sites e blogs

A surpresa do ECAD

Já sabem da nova? Se você tem um blog, o ECAD agora esta cobrando por vídeos e musicas que você, blogueiro, compartilha em sua página. A noticia é de Ontem, mas muita gente não sabe dela ainda. E vim aqui deixar minha opinião sobre o assunto. Apesar de não ter ocorrido com o meu blog, essa nova do ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – é de assustar qualquer um, e tudo começou com um boato que saiu na internet solto por Uno de Oliveira do Caligraffiti, um blog que trata de artes e que é sem fins lucrativos, dizendo que recebeu por e-mail a cobrança de R$352,59 por embedarem vídeos do youtube em seu blog. “Essa cobrança vai contra um princípio básico da internet, que é compartilhar e divulgar as coisas” diz Uno de Oliveira em seu blog.


Acesse o Portal Gr Loquaz
Acesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz

A Explicação

O Ecad deu a sua interpretação do porque a cobrança é justa segundo a lei: “O direito de execução pública no modo digital se dá através do conceito de transmissão existente na lei e presente no art. 5º inciso II da Lei 9.610/98, que transmissão ou emissão é a difusão de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioelétricas; sinais de satélite; fio, cabo ou outro condutor; meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, portanto isso inclui a internet”.

Sendo assim a lei os protege, tornando viável para eles a tal cobrança. Porém, tem muita coisa na nossa lei que tem que mudar, pois ela é velha e, nos tempos de hoje, com a internet e as mudanças que temos vivenciado, algumas reformas na lei tem que ser revista e atualizada.

O protesto

Isso gerou muita discução ontem durante o dia todo nas redes sociais, no tuitter, como forma de protesto, muitas pessoas fizeram piadas. “@JBanguela Se eu der uma cantada em alguma garota. Eu pago ECAD? – Diz Rodrigo Fernandes, do blog Jacaré Banguela”, entre muitas outras tuitadas mais sérias também, que não rolou apenas no twitter, mas também no em outras redes como Tumblr, Facebook e vários blogs que também entraram em protesto. Ate mesmo na fan page do ECAD ouve uma movimentação “A página do ECAD no Facebook tem apenas 494 fãs, mas o post esclarecendo as notícias do dia – além de não ajudar em nada – teve mais de 250 comentários: alguns embedando vídeos de artistas na página do orgão, outros pedindo tabela de preços, outros contra-argumentando a decisão arcaica e a grande maioria mandando o ECAD praquele lugar. – Blog Youpix.”

Ronaldo Lemons, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e diretor do Creative Commons Brasil, deixou em seu Facebook uma nota com a sua opinião. ““A cobrança feita pelo ECAD dos blogs que incorporam vídeos do Youtube é ILEGAL. Quem faz o streaming é o Youtube e não o blog que incorporou o vídeo. Isso não bastasse, a lei brasileira NÃO autoriza o ECAD a fazer cobrança por webcasting. A questão está no judiciário há anos e o ECAD sabe disso. Haja má-fé”

CPI do Ecad

Ao que tudo indica, o Ecad parece não ser tão certinho quanto aparenta, além da má fé de uma cobrança duplicada pelos videos, ainda tem com eles varias CPI’s que investigam suposto desvio de dinheiro feita pelo Orgão. Já esta definido desde o dia 5, em uma reunião com senadores da comissão parlamentar de inquérito ao Ecad, que em agosto começa as audiências que vão investiga-los.

Quer se aprofundar mais no assunto?

Youpix  –  TUDO SOBRE O CASO ECAD  e  OS MELHORES MEMES DO ECAD

Caligraffiti  –  Por uma internet livre!

Ecad  –  Esclarecimento do Ecad sobre a cobrança de direitos autorais a blogs e sites da internet

 


Acesse o Portal Gr Loquaz
Acesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz

Anúncios

One thought on “Ecad cobra por vídeos reproduzidos em sites e blogs

  1. Pingback: Ecad, temporariamente, não cobrara de blogs por compartilhamento de videos « Nerdices & Café

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s