Psicologia Cristã?

Marisa lobo e a sua Pisicologia-Cristã

 


Acesse o Portal Gr Loquaz
Acesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz


A umas semanas atrás, vi em meu twitter um retweet  na minha timeline de uma psicóloga chamada Marisa Lobo. Seguido de um tweet criticando o mesmo, feito pela mesma pessoa que retweetou. No momento que li já fui totalmente a favor da crítica, falava sobre a tal psicóloga tentar criar com os seus “conhecimentos” uma Psicologia-Cristã. Fui a favor, porém, ate então fiquei na minha, já que não sou um psicólogo e não me senti no direito de entrar em uma discussão sobre tal assunto.

Porém, uns dias depois, vi outro retweet, e esse sim me intrigou. Ele dizia o seguinte:

@felistephan cara na boa,vai tratar da sua obsessão por mim.
larga do meu pé.se fosse crente Deus já tinha te curado kkkk
viu.
Acho que não vem ao caso mostrar aqui uma discussão de rede
social, mas caso queira ver essa troca de tweets, sem a
necessidade de me seguir, apenas entrem no meu twitter e
procure as minhas conversas com @marisa_lobo.

Até antes deste Tweet eu não havia me revoltado, muito menos pesquisado sobre o assunto, mas quando o li eu fui contra, não porque ela tem uma religião, ou porque ela é psicóloga ou porque tem erros de pontuação em seus twittes, mas simplesmente não gostei do modo como ela vê as pessoas que não seguem o mesmo circulo que ela (no caso, o religioso), o modo como descrimina e a maneira que ela usa a sua religião como cura para os mesmos que vão contra as ideias pessoais dela, taxando assim de doentes os que a criticam. Então, logo depois disso, achei esta foto no Google Imagens.

Foto encontrada no blog de Felipe Arruda

Essa atitude vinda de uma pessoa sem estrutura, sem conhecimento, por mais que não seja aceitável, é compreensível, agora uma atitude dessas vindo de uma psicóloga? Ou ate mesmo vindo de uma cristã estudada, não é aceitável e muito menos é compreensível.

Sendo assim, minha curiosidade se manifestou e então fui buscar mais informações detalhadas sobre ela. Descobri então que ela, quer criar a psicologia-cristã, onde trata o homossexualismo como doença psicológica, comparando com a dependência química, no qual a unica cura para tal doença é Deus.  Não cabe colocar aqui tais informações, já que tem blogs que fizeram isso, e muito bem feito e vou deixar no final deste post o link para acesso de um blog, cujo a qual fez um bom trabalho e deixou as informações bem detalhadas. Mas o que descobri dela não é nada que eu já não imaginasse. Uma que ela realmente precisa de um bom corretor ortográfico, o que não me importa – apesar de que ela é uma pessoa formada e tudo mais -, porém além de erros ortográficos, os seus textos não mostram coesão, como nesta parte de um de seus textos que diz: “os pais podem induzir na criança um comportamento homossexual sem que necessariamente a criança seja  por estímulo oferecido causando assim  um sofrimento grande em sua alma  no  futuro” *. Podem me explicar o sentido dessa frase? Bom, reestruturando ela, talvez seja uma frase bem feita, mas ainda sem sentido. Ta na cara que como base para aplicar sua psicologia ela usa a sua religião.

Mas o que mais me intrigou e me revoltou nela, não foi nem a sua maneira de pensar (no caso, o fato de ser religiosa). Sou do tipo que defendo o direito de qualquer um pensar o que quiser ou falar o que quiser, mesmo que seja algo ofensivo. Todo mundo tem esse direito, assim como o ofendido tem o direito de se sentir ofendido e contra atacar (lógico que sem agressões físicas e violentas). Agora o seu direito de se expressar como quer, termina quando você esta em nome de uma profissão, porque você não vai estar representando apenas você e sim todo um grupo de profissionais que fazem parte desta mesma profissão. Ainda mais quando essa profissão envolve trabalho direto com pessoas, pois cada um tem o seu modo de pensar e agir de acordo com o que aprendeu durante a vida, sua cultura ou círculos de amizades.

Eu não sou psicólogo, mas respeito e defendo o teu direito de pensar e fazer o que quiser, mas pense e faça usando o seu nome, e não usando a psicologia, outra profissão ou qualquer sistema que envolva pessoas. Porque o que ela esta fazendo, nada mais é que uma pregação disfarçada na psicologia.

E na minha opinião, pelo que pesquisei em seu site** e tudo que li, tem uma grande possibilidade de ela não ser ignorante como muitos pensam, e talvez ela esteja pensando muito mais a frente que todos que a criticam. Eu realmente acredito que isso tudo pode muito bem ser uma estratégia de marketing (e marketing é minha área). Parem para pensar em como que isso ta dando repercussão ao nome dela, o que pode dar de visualizações de fieis que a apoiam, e o que tem de produtos a venda em seu site, imagino que futuramente as vendas dela vão subir, e muito.

Concluindo, gostaria de dizer que não sou contra a Marisa, mas sou contra todas as ideias (incluindo a dela) que possam levar a um preconceito a qualquer outra ideia existente, podendo assim gerar uma mudança negativa na sociedade, gerar agressões físicas ou ate a morte, em nome de uma ideia idiota, egoísta e preconceituosa. Posso não estar de acordo com o modo de uma pessoa ver as coisas, mas defendo o direito de cada um de ver as coisas como quiser, desde que não cause assim danos ao próximo ou leve a censura de qualquer forma.

Caso queira ver a matéria explicando de forma mais técnica, entrem no blog: Olhar Beheca

*Se quiser ver o texto dela, onde esta a frase sem sentido: Guiame

**O site de Marisa: Psicologia Crista

 


Acesse o Portal Gr Loquaz
Acesse o site Café LoquazServiço de marketing para empresasCanal Café Loquaz

Deixe uma Resposta

